SENAI-SC Redes de Computadores
Seja bem vindo ao fórum.

Este fórum é para alunos do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do SENAI-SC. Visitantes são bem vindos e podem se cadastrar também.

Se você ainda não possui cadastro, faça-o agora mesmo e tenha acesso total ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

SENAI-SC Redes de Computadores
Seja bem vindo ao fórum.

Este fórum é para alunos do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do SENAI-SC. Visitantes são bem vindos e podem se cadastrar também.

Se você ainda não possui cadastro, faça-o agora mesmo e tenha acesso total ao fórum.
SENAI-SC Redes de Computadores
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Resenha quem mexeu no meu queijo

+10
Brunon
Diego Fernando
lucas_burger
henz_bastos
diego_pitz
leonardo_pohl
naiara_cristina
luizoliveira82
fabiomartendal
Guilherme Backa
14 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 8:47 pm

Guilherme Backa

Guilherme Backa

Postar a resenha sobre o livro "Quem mexeu no meu Queijo". (10 linhas, no máximo)

2Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 9:01 pm

Guilherme Backa

Guilherme Backa

Quem mexeu no meu queijo? traz a história de dois ratinhos e dois homenzinhos que vivem em um labirinto e precisam procurar seu alimento (um pedaço de Queijo) todos os dias em um determinado local variável. Certo momento, tal rotina é quebrada e, ao se depararem com a falta do alimento cada personagem esboça uma reação diferente:

Sniff rapidamente percebe a mudança. Scurry prefere sair correndo precipitadamente em busca do Queijo. Hem nega a mudança, resistindo-a, achando que a mesma a levará a algum lugar pior e Haw tenta se adaptar o mais rápido possível à mudança para que possa receber sua recompensa.

Uma breve introdução à história é trazida no início do livro e, logo após a conclusão da história principal, tem-se um breve debate de como as lições devem ser aplicadas no dia-a-dia pessoal.

O livro é bastante interessante do ponto de vista empresarial, sendo um bom guia de auto-ajuda para essa área. Em matéria de literatura, a história é pobre em conteúdo e enredo. A leitura flui bastante, por ser um livro fino e a diagramação favorecer.

Gostei do livro e recomendo, pois ele induz a pessoa a refletir sobre sua vida, sua rotina com base na história, que por mais infantil que possa ser, o que importa é a lição de vida que ela nos passa, e serve como um livro de auto-ajuda.

fabiomartendal



Inicialmente, ao ler o título do livro, não me empolguei, pois imaginei que se tratava de uma literatura infantil.
Ao começar a leitura, pude perceber que era muito mais do que isto. O livro é um autoajuda, que prende a atenção do leitor (ao menos a minha), que ensina a buscarmos conhecimentos novos, a procurar por novas oportunidades, que nos intimida a sair do cotidiano.
Fala sobre a reunião de um grupo de amigos onde, um dos membros deste grupo, conta a historia dos ratinhos e duendes, que viviam num labirinto, sempre a procura de seu queijo. Até que um dia, encontraram um farto estoque de queijo.
Acomodados, os duendes, que se julgavam mais espertos, não se deram conta que o alimento diminuia a cada dia e, quando se depararam com o fim do queijo ficaram intactos, sem saber o que fazer, esperando dia a dia que o queijo voltasse. Os ratos, diferentemente, ao perceberem o termino do queijo agiram instintamente e partiram à procura de um novo queijo.
Somente depois de muito tempo, um dos duendes resolveu sair à procura de mais queijo. Ele enfrentou seus medos e partiu, até que, muito tempo depois, descobriu uma nova fonte de queijos. Este atentou-se desta vez, tendo aprendido com a ultima experiencia, em monitorar o estoque do queijo, a fim de sair a procura de nova comida quando o estoque acabasse.
A respeito de seu outro amigo duende, não se ouviu mais falar desde então...

Recomendo a leitura deste livro, pois pode servir para “acordarmos para a vida”.

4Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 9:12 pm

luizoliveira82



O Livro "quem mexeu no meu queijo" fala a respeito de força de vontade para procurar novas perspectivas.
A historia conta com 2 ratinhos e 2 humanos que encontram uma região cheia de queijo e toda manhã os ratinhos saiam para pegar sua porção de queijo, enquanto os humanos eram mais preguiçosos e demoravam mais para irem atrás do que queriam.
Um dia o queijo acaba e os ratinhos saem à procura de novos queijos (novas perspectivsa), ao contrario dos humanos, que ficavam onde estavam.
Com o tempo, um dos humanos se incomoda com a situação e sai atrás de mais queijo, contrariado pelo seu amigo, que queria ficar onde estava (zona de conforto).
a idéia do livro é boa no sentido em que motiva as pessoas a saírem de sua zona de conforto e procurarem novas perspectivas, novos rumos. No entanto sempre haverá alguém empenhado em não sair daquilo que o atrasa e quer te arrastar com ele. Sair da zona de conforto não é necessariamente apenas no trabalho, mas na vida em geral.No entanto, a idéia de que temos que sempre estar em movimento é uma idéia tecnocrata, onde a força de trabalho é desenvolvida de acordo com uma necessidade industrial, desvalorizando valores humanos básicos como a criatividade no ócio, em nome da produção industrial. A dúvida é o que move a humanidade.

Luiz Augusto

5Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Quem mexeu no meu queijo - Naiara Seg maio 21, 2012 9:13 pm

naiara_cristina



O livro relata a jornada diaria de 4 personagens, sendo eles 2 ratos e 2 duendes.
O foco se dá em torno da constante busca das 4 criaturas pelo seu alimento, o queijo. Os ratos, por sua vez mais espertos mesmo encontrando queijo em grande quantidade, ficam de sobre aviso sempre observando tudo que acontecem ao seu redor.
Os duendes, criaturas preguicosas e acomodadas, pensam que o queijo, aquilos que já consideravam seu, jamais iria acabar. Mero engano.
Pela esperteza que os ratos já possuiam foi facil se aventurarem novamente no labirinto e procurarem novos queijos, tarefa essa que foi árdua e quase impossivel para a dupla de duentes.
Em resumo, o livro nos mostra o medo do novo, o acomodismo. Nos mostra que por mais dificil que sejam as dificuldades e por mais estreitos e escuros que sejam nossos labirintos, sempre temos que ter um objetivo pelo qual devemos nos levantar todas as manhãs.


Naiara. cheers

6Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 9:14 pm

leonardo_pohl



Quem mexeu no meu queijo e' uma fabula que fala sobe como temos que nos adaptar as diferentes situações que aparecem de repente e que se não nos adaptarmos rapidamente a elas não conseguimos manter um ritmo estável na vida tendo recaídas e desestabilizando por exemplo uma excelente carreira que levamos muito tempo para construir e que acaba sendo perdida por bobeira como na fabula onde um dos anões não quer ir buscar um novo queijo por pura teimosia enquanto os ratos vão movidos mais pelo instinto de que passariam fome se não encontrassem um novo queijo.
recomendo a leitura do livro pois serve como um aviso de que temos que nos adaptar as novidades da vida e se nao nos adaptarmos e nao tivermos interesse nao conseguimos manter um ritmo estavel.

7Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 9:15 pm

diego_pitz



Quem mexeu no meu queijo ao meu ponto de vista, aborda sobre as diferenças entre as pessoas, reações sobre mudanças que podem acontecer ao longo da vida ou no di-dia.No caso dos ratos, pode-se comparar com pessoas que sempre estão em busca de mais, que não são acomodadas seguindo seus instintos. Com releção aos homenzinhos, pode-se dizer que de certa forma tinha soberba, achando que só pelo fato de terem mais inteligencia seriam superiores e mereciam o queijo com menos esforço, acomodando-se com fácilidade, o que os tornavam frágeis diante das mudanças e adversidades.
Assim quando o grande estoque de queijo terminou os ratos seguiram em frente, enquanto os homenzinhos tiveram sérias dificuldades por serem acomodados e seu sentido de superioridade, não se adaptando a mudança, que depois de certo tempo a muito custo um deles conseguiu seguir em frente e buscar um novo queijo.

8Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 9:17 pm

henz_bastos



Título: Quem mexeu no meu queijo

Eram quatro personagens com modo de pensar diferente, que procuravam comodidade e estabilidade, em um lugar que lhes dessem comida em abundancia, e um boa vida em todos os aspectos. Dessas quatro personagens tinha dois ratos e dois duendes.
Os dois ratos tinham uma forma de pensar bem limitada só corriam atrás de alimentos e as vezes faziam o mesmo caminho repetidas vezes por não anotarem ou gravarem o caminho percorrido os ratos no final do livro depois que acabou a comida no primeiro lugar onde ficaram de tanto correr mesmo sem muito cérebro acharam um bom lugar para viver.
Os Duendes eram os que usavam mais o cérebro por onde passavam gravavam o caminho mas, entre os dois duendes tinha um que pensava demais e esse acabava amarrando a trajetória toda dos duendes. Quando acabou a comida no ponto ou local inicial onde moraram por um tempo um deles depois de pensar um pouco resolveu procurar e continuou a marcar o caminho para que um próximo possa usar no futuro. Já o outro de tanto pensar morreu ou chegou bem no final de sua vida ao mesmo local.
Moral do livro corra atrás de seu ideais, não esperem muito que um local só, procurem sempre o melhor mesmo que você esteja confortável e confiante que aquilo não irá acabar.
A sugestão que deixo é de ler o livro e tentar usar um pouco da sua mensagem em nossas vidas para que possamos assim sempre prosperar.

9Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Resenha Quem mexeu no meu queijo. Seg maio 21, 2012 9:19 pm

lucas_burger



Quem Mexeu no Meu Queijo, é escrita em forma de fábula, de dois ratos e duendes trancados no labirinto. Na fabula o autor faz uma analogia do cotidiano do ser humano de forma clara, mostrando muitas características rotineiras ( percepção, determinação, atitudes, ousadia, comodismo). O queijo representa os objetivos que buscamos para nossas vidas, quer no âmbito familiar, pessoal, ou no profissional, uma boa posição financeira,destaque profissional, bom relacionamento familiar, uma vida equilibrada. Os personagens da história representam as diferentes atitudes que podemos tomar quando o queijo desapareceu por qualquer motivo que seja. Podemos fazer como os ratinhos, que sem se preocuparem tanto com o motivo do desaparecimento do queijo vão em busca de outro melhor. Podemos tomar a atitude de um dos personagens que apesar da alegria inicial, busca outro queijo, enquanto seu companheiro não para de lamentar e não faz nada para mudar a situação, apenas espera que seu queijo reapareça. A história no meu entender nos trazem a seguinte mensagem: No percurso de nossas vidas, encontramos muitos labirintos, e de não adianta ficar se lamentando mesmo que as nossas tentativas para alcançar os nossos objetivos ainda não tenham o resultado esperado, não podemos nos acomodar e nem ficar parados, devemos acreditar que podemos mudar, que devemos mudar basta tomar uma atitude, persistir e insistir na busca de novos caminhos.

10Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 9:20 pm

Diego Fernando



Título: Quem mexeu no Meu Queijo?

O Autor (Spencer Johnson) conta uma historia de dois ratos e dois duendes na busca de um objetivo (simbolizado pelo Queijo) em um labirinto. O labirinto representa os obstáculos que enfrentamos em nossas vidas. Eles encontram o queijo e tomam atitudes diferentes quanto ao consumo já que o mesmo viria a desaparecer com o passar do tempo. Os ratos não se acomodaram e vão em busca de outro queijo. Já os duendes, um deles apenas se lamenta e prefere aguardar o queijo reaparecer. Já o seu companheiro, toma iniciativa e vai em busca do novo queijo. O livro classifica-se como uma literatura de autoajuda nos qual nos mostra através de uma fábula que apesar das dificuldades que encontramos em nossas vidas, não devemos deixar de ir atrás dos nossos objetivos. A persistência é a vitamina do triunfo.

11Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 9:23 pm

Brunon



o livro fala sobre dois homenzinhos e dois ratinhos nao racionais. Os dois homenzinhos estao tao acostumados com o queijo no mesmo lugar que nao se dao ao trabalho de procurar por algo melhro enquanto os ratinhos vao em busca do "queijo".
É um bom livro para nos mostrar que nao devemos nos acomodar e ficar sempre esperando no mesmo lugar.
Bruno Noronha

12Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 9:25 pm

rafael_fsa_19



Rafael Mendes
Resenha crítica do livro: Quem mexeu no meu queijo?
Autor: Spencer Johnson

O autor nos relata uma parábola, de fácil leitura e compreensão, mas de diferentes ideias sobre o livro, como foi discutido em debate na última aula do dia 14 de maio de 2012. Ele conta a história de quatro personagens principais, sendo dois deles ratos (Sniff e Scurry) e os outros duendes (Hem e Haw) . No caso dos ratos, o autor fala que não tem cerebro avançado, ao contrario dos duendes. Todos eles viviam em um labirinto, em busca do tão sonhado queijo, que para os duendes era interminável, e para os ratos que com o decorrer estavam percebendo o fim do queijo e que iam ter que procurar outra fonte de queijo. Mas que para os duendes, tinham aquele medo, receio de sair daquele comodismo, que ao final acabou que um deles foi obrigado a abandonar seu companheiro para buscar mais queijo.
No entanto, o duende que ficou lá no mesmo local de sempre, com aquela esperança de que o queijo reapareceria, acabou tendo que sair dali antes que morresse de fome, pois o que ele tanto queria não apareceia mais.
Retratando isso para a realidade, o queijo, de uma forma mais alegórica, seria os nossos objetivos, felicidades na vida, como conquista de um carro, uma casa e ou um reconhecimento profissional. Já o labirinto, seria o caminho, os desafios em que todos nos passamos durante nossa caminhada em busca da felicidade.

13Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 9:29 pm

lidio_cunha



Resenha do Livro: Quem Mexeu no Meu Quijo?

Aluno: Lídio S. Da Cunha Neto
Prof: Rosangela Calza


O livro traz em liguagem simples e de facil compreensao, assuntos que normalmente seriam complexos e de dificil entendimento. É através de uma simpática história que o autor Spencer Johnson fala sobre a dificuldade que os seres humanos tem de se adaptarem as mudanças do meio em que vivem, pois normalmente quando alcançamos algo que achamos seguro, muitas vezes não percemos que esta situação pode mudar e de repente toda nossa comodidade ir por água abaixo. E são nessas horas é que não sabemos o que fazer e na maioria das vezes tentamos recuperar algo que não voltará mais, não daquela forma que estamos esperendo.

Justamente são esses acontecimentos que ocorrem na historia com os quatro personagens, Sniff e Scurry que são dois ratinhos e Hew e Haw dois duendes. Sem muitos detalhes o autor ilustra uma situação em que esses quatro personagens vivem em um labirinto e o objetivo destes é encontrar um local com queijo o suficiente para que possam passar suas vidas ali se sustentando. Este local com muito queijo é encontrado pelos personagens porém, mudanças ocorrem neste local, desta maneira os ratinhos, seres mais simples, reagem de uma maneira enquanto os duendes considerados seres mais inteligentes e complexos reagem de outra. E assim a moral da historia vai sendo construida em cima da reação de cada uma das duplas.

14Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 21, 2012 11:54 pm

fabio_muller

fabio_muller

Na história o autor faz uma analogia ao cotidiano do ser humano, pois de forma objetiva retrata muitas de suas características ( percepção, determinação, atitudes, ousadia, comodismo). O queijo representa os objetivos que buscamos para nossas vidas, quer no âmbito familiar, pessoal, ou no profissional, ou seja: uma boa posição financeira, amor correspondido, destaque profissional, um bom relacionamento familiar, uma vida equilibrada e tranquila, etc. O labirinto simboliza o entorno onde nos movemos. Os distintos personagens da história representam as diferentes atitudes que podemos tomar quando ?o queijo? desapareceu por qualquer motivo que seja. Podemos fazer como os ratinhos, que sem se preocuparem tanto com o motivo do desaparecimento do queijo vão em busca de outro melhor. Podemos tomar a atitude de uma das personagens que, apesar da hesitação inicial, busca outro queijo, enquanto seu companheiro não pára de lamentar-se e não faz nada para mudar a situação, apenas espera que seu queijo reapareça. A história não deve ser interpretada literalmente, mas a partir de alguns fatos, algumas atitudes, que no meu entender nos trazem a seguinte mensagem: No percurso da caminhada de nossas vidas, encontramos muitos labirintos, e de nada adianta se lamentar, e, mesmo que as nossas tentativas para alcançar os nossos objetivos ainda não tenham o resultado almejado, não devemos nos acomodar e nem ficar inertes, devemos acreditar que é possível mudar, basta tomar uma atitude, persistir , e insistir na busca de novos caminhos.

15Resenha quem mexeu no meu queijo  Empty Re: Resenha quem mexeu no meu queijo Seg maio 28, 2012 8:31 pm

cesar.info



O livro "Quem mexeu no meu queijo?" demonstra através de sua história a comodidade no qual o ser humano pode atingir. A história se passa em um labirinto no qual os personagens encontram-se todos na mesma situação, porém cada um toma atitudes que imaginam ser a melhor, indo atrás de novos objetivos ou acomodando-se. Apesar de utilizar elementos não reais, o livro utiliza linguagem que torna facíl a interpretação e relação com o mundo real, permitindo que o leitor faça analogia ao dia-a-dia.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos